Sobre mim

 

SOBRE MIM

separador


A minha forma de compreender o indivíduo é na sua relação com o mundo: a família, os amigos, os vizinhos, os colegas de trabalho, o bairro, a cidade, o país. Os problemas surgem na adaptação do indivíduo a este conjunto. Se não tivesse mundo para interagir, tinha problemas?A minha forma de actuar é, por isso, também essencialmente sistémica: trabalho sobre as relações. Mesmo nas sessões individuais, tento entender os problemas como sendo criados nas relações, e perceber quais as melhores formas de adaptação do indivíduo ao mundo que o rodeia.

As técnicas que utilizo são de várias áreas.
A arte estará em descobrir o que é adequado a quem.

Além da prática clínica, outra das actividades de que mais gosto é a investigação. Foco-me sobretudo nos processos de mudança dos clientes ao longo do tempo, e nos processos comunicacionais entre terapeutas e clientes que propiciam essa mudança.
A reflexão contínua sobre estas duas áreas permite-me, também a mim, ir mudando e aprendendo novas formas de intervir e de ajudar.

E apesar de verificar que todos temos os mesmos processos, que as fragilidades são tantas vezes tão parecidas, e que por isso nós, psicólogos, aprendemos a actuar de forma padronizada, todos os dias me surpreendo com cada novo cliente, com a sua história, com a sua especificidade, e sobretudo com as suas capacidades para mudar e ultrapassar os seus problemas.

assinaturasite